Mensagem do Papa Francisco aos Servos de Pastorais

Em sua primeira Exortação Apostólica, refere-se às pastorais dizendo que é enorme a contribuição da Igreja no mundo atual e completa “Agradeço o belo exemplo que me dão tantos cristãos que oferecem a sua vida e o seu tempo com alegria. Este testemunho faz-me muito bem e me apoia na minha aspiração pessoal de superar o egoísmo para uma dedicação maior”.

Qual o sentido de atuar num pastoral

“Amar e servir com alegria”, esse deve ser o sentimento de todas as pessoas que aceitam contribuir com seus dons para as mais diversas pastorais da Igreja católica que buscam através de suas ações, atenderem determinadas situações em uma realidade específica, tendo como foco principal difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos.

“É aprender a viver em comunidade, aceitando os defeitos do próximo e buscando enxergar em cada irmão a face de Cristo. É uma forma singela de retribuir ao Senhor da messe por tudo que recebemos em nossas vidas. O exemplo da vida em comunidade é modelo e a firme constatação de que podemos e devemos imitar o Cristo muito além das fronteiras da Igreja, levando o aprendizado para nossas famílias, colegas de trabalho, vizinhos e demais circunstância…”

Qualquer pessoa pode participar de uma pastoral dentro da sua igreja; basta verificar as diversas pastorais da comunidade em que atua, e perceber qual ou quais os dons que tem e poderá colocá-los a serviço das pessoas da comunidade. E por outro lado, é necessário estar atento às necessidades da comunidade e “se não há quem assuma, por hora, é preciso colocar-se a disposição para o serviço do bem comum”.

Veja as pastorais atuantes em nossa comunidade, e venha servir ao próximo conforme sua afinidade e felicidade.

ACOLHIDA –  exerce em nossa comunidade o acolhimento às pessoas na casa de Deus. É o primeiro contato com a igreja para com os seus irmãos que vêm participar da Santa Missa.

ACÓLITOS E COROINHAS – tem como função auxiliar o presidente da celebração em torno do presbitério, manuseando alguns objetos e livros litúrgicos no decorrer da celebração, apoiar as celebrações do batismo e matrimônio caso ocorra dentro da Santa Missa. Por fim, auxiliar e conduzir os leitores até o ambão da palavra.

APOSTOLADO DA ORAÇÃO – principal devoção ao Sagrado Coração de Jesus. É dever dos membros do Apostolado da Oração, estarem unidos a oração e ao sacrifício a fim de que, em virtude do sacrifício da Cruz, contribuam para edificação do Corpo de Cristo. Requer íntima união com Cristo por meio do amor pessoal. Encontram na oração e na vida sacramental, a força e a vitalidade.

BATISMO – é formada por cristãos católicos leigos, em apoio aos trabalhos do Vigário da Paróquia, objetiva informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, visando a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas e nas celebrações da igreja.

CATEQUESE – Tem como objetivo fundamental promover a educação sistemática da fé, mediante o aprofundamento da verdade sobre Jesus Cristo, a Igreja e o homem, através da interação fé e vida. Para isso, a catequese acolhe em nossa comunidade crianças a partir dos três anos de idade até jovens de diversas faixas etárias com a finalidade de aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho e, com isso, levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar de maneira profunda o mistério de Deus.

CRIANÇA – realiza visitas mensais nas residências dos assistidos, que se inicia com orientação do pré-natal, estendendo-se nos acompanhamentos e orientações após o nascimento com os cuidados necessários a todos recém nascidos como higienização, importância das vacinas, incentivo às consultas e consequentemente ao atendimento das orientações médicas, alimentação adequada e outros cuidados no desenvolvimento do recém nascido e criança.

DÍZIMO –  Dízimo é partilhar. Fazer o recolhimento, a contagem do dízimo e a assinatura dos recibos. É retribuir aquilo que Deus nos proporcionou como forma de agradecimento e também manutenção das obras que a Igreja propõe.

ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO – ECCé um serviço da Igreja, em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é “ser Igreja hoje” e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a Justiça Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12) (DN-pág. 13)

FAMILIAR – é um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus.

Abrange todas as famílias, independentemente de sua situação familiar, com o propósito de promover a inclusão e resgatar os valores e a dignidade de cada pessoa.

GRUPO DE ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA (GAM) – busca levar a palavra de Deus a todos que necessitam da alegria e animação que vem do Senhor, com o testemunho vivo e eficaz através da oração, comunhão, caridade e o amor ao próximo. O GAM é um grupo missionário que faz animações e peças teatrais em retiros espirituais e encontros religiosos. Além disso, também conduz momentos de oração e espiritualizações. Realiza ações sociais, sendo elas visitas em orfanatos, asilos, lares, abrigos, entre outras instituições carentes. Independente de tudo, o objetivo do GAM será sempre ajudar o próximo conforme a vontade de Deus.

JOVENS EM ORAÇÃO BUSCANDO O AMOR DE CRISTO (JOBAC) – visa contribuir com a evangelização e formação espIritual dos jovens do próprio grupo e da comunidade da QNL. E desempenha essa função a estes corações a palavra de Deus por meio de retiros espirituais, realização da oração do terço Mariano e Adoração ao Santíssimo Sacramento, entre outros momentos de louvores e contemplação.

LEGIÃO DE MARIA – busca a santifcação pessoal pela vivência de uma espiritualidade mariana bem definida, expressada no desempenho de tarefas apostólicas, tais como: visitas domiciliares, assistência a enfermos, a idosos e quaisquer outras atividades missionárias e evangelizadoras.

LITURGIA – Acompanhar as pastorais nas missas dominicais e também é responsável pelas missas festivas como a Vigília Pascal, Semana Santa, festa do Padroeiro e do Natal. Tem como função acolher os diáconos e seminaristas encaminhados pela Arquidiocese, acompanhando-os durante sua caminhada na Paróquia, com auxílio material quando necessário.

MÃE RAINHA – famílias em oração, buscando com a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt, o abrigo espiritual, onde ela como grande educadora da fé, transforma os corações, tornando eficazes os seus instrumentos na Evangelização das famílias.

MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO (MINISTRO DA EUCARISTIA) – os ministros auxiliam o sacerdote nas celebrações eucarísticas além de levar a comunhão aos enfermos (uma sublime missão). E é atribuição exclusiva dos Ministros a limpeza do presbitério, do material litúrgico, da sacristia, da capela do Santíssimo, obedecendo atribuições internas.

MOVIMENTO SEGUE-ME – visa despertar nos jovens da faixa etária de 16 a 23 anos a visão cristã da realidade atual, estimulando a adoção de responsabilidade e atitude compatíveis com a sua realidade mediante a vivência do ensinamento do Evangelho. É dar aos jovens uma orientação catequética, proporcionando-lhes a oportunidade de assumir trabalhos nas paróquias e assim engajá-los em pastorais, respeitando a vocação de cada um.

MOVIMENTO DE CURSILHO DE CRISTANDADE – Evangelizar, proclamando a Boa-Nova de Jesus Cristo, caminho para a santidade, por meio do serviço, diálogo, anúncio e testemunho de comunhão, à luz da evangélica opção pelos pobres, promovendo a dignidade da pessoa, renovando a comunidade , formando o povo de Deus e participando da construção de uma sociedade justa e solidária, a caminho do Reino definitivo.

MÚSICA – é um instrumento de auxílio ao sacerdote nas missas. A música numa celebração é diferente da que é tocada nos retiros, momentos de oração e etc. Na celebração ela deve seguir as orações litúrgicas e os momentos aos quais devem ser tocados. Por isso, o ministério de música deve se preparar para as missas de acordo com o tempo litúrgico que a Igreja vive.

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM) – tem como objetivo favorecer o dinamismo de comunhão e participação através da Comunicação na igreja, minimizando as distancias entre as pastorais, movimentos e paróquias, e também, aproximar a igreja a comunidade e/ou sociedade, pelos canais impressos ou as mídias sociais de comunicação (internet, facebook, whatsapp, rádio, televisão e  instituições públicas);

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (RCC) – possui a missão de evangelizar a partir de uma experiência pessoal com Deus mediante efusão do Espírito Santo, promover o crescimento desta Graça através das maneiras com que ela expressa e favorecer o uso dos carismas para a edificação da igreja e para uma vida de santidade e serviço.

SAÚDE – anunciar o Evangelho aos enfermos internados, em hospitais, ou no domicílio, proporcionando-lhes assistência psico-espiritual e atuando junto ao profissional da Saúde. Os agentes da Saúde auxiliam os mais carentes da comunidade local com materiais do tipo fraldas geriátricas, cadeiras de rodas, muletas, remédios, roupas, colchões e transporte dos enfermos à Missa da Saúde.

SOBRIEDADE – o objetivo é promover a prevenção e a recuperação do dependente químico em nossa comunidade, tendo em vista que somos flagelados por essa mal em nosso meio. A pastoral crê e já constatou que a recuperação de um dependente só acontece com o despertar espiritual na pedagogia de Jesus. O dependente é encorajado a libertar-se de seus vícios, readquirindo hábitos, a fim de viver uma vida saudável e cristã, através da Oração, Trabalho e Disciplina.

SOPA – seu objetivo primordial da Pastoral é minimizar a fome das famílias necessitadas e moradores de rua da nossa comunidade. A preparação da sopa só é possível graças as doações de verduras, legumes, pães, macarrão, gás, material de limpeza e principalmente ossos bovinos e carne moída que a Pastoral recebe de comerciantes.

VICENTINOS – trabalha em prol da justiça e da caridade, para aliviar os sofrimentos do próximo, mediante o trabalho coordenado de seus membros, que consiste em assistir famílias carentes (cadastradas após minuciosa sindicância sócio-econômica). Cada família recebe mensalmente uma cesta com alimentos, sendo que, conforme a necessidade, os vicentinos também providenciem remédios, roupas, material escolar e utensílios diversos, tudo arrecadado por meio de doações da comunidade. A assistência prestada pelas conferências de vicentinos não é apenas material, mas também espiritual, pois há um trabalho de evangelização nas visitas semanais na casa da família. As atividades desempenhadas pelos vicentinos da Paróquia são divididos em três conferências, sendo:

  • Conferência Sata Sta Rita;
  • Conferência São Judas;
  • e Conferência São Paulo.

VOCACIONAL – busca no despertar de cada cristão para a vocação a qual é chamado como batizado, convidando principalmente os adolescentes e jovens a participar de encontros vocacionais. Valorizar os dias das diversas vocações: mães (segundo domingo de maio); padres (primeiro domingo de agosto); pais (segundo domingo de agosto); religiosos(as) (terceiro domingo de agosto); catequistas (quarto domingo de agosto); leigos(as) (último domingo do tempo comum, dia de Cristo Rei).

Que a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre contigo!